Autoconhecimento

06/09/2016 13:54

A arte de relaxar

Manter um estado de tranquilidade e relaxamento, diante das dificuldades e obstáculos que a vida coloca em nosso caminho, é um desafio e tanto.

Afinal, o principal treinamento que nos impuseram em nossa formação é a luta para que possamos obter a segurança desejada. A maioria de nós não foi avisada de que a vida é incontrolável.

Apesar de nossos esforços e tentativas, existem circunstâncias em que eles se mostram absolutamente inúteis e a realidade se impõe acima de nossas metas, sem que tenhamos qualquer condição de alterá-la.

Embora o poder da vontade seja útil para que plantemos as sementes, elas só frutificarão quando estiverem reunidas todas as condições ideais. E grande parte destas condições pertence ao terreno do imponderável.

Cabe-nos, então, o aprendizado essencial da espera confiante e relaxada. Quanto maior for a nossa capacidade de desenvolver a certeza de que, em algum momento, a mudança virá, mais tranquilidade iremos experimentar.

Mas e quando a vida nos apresenta resultados e estes são opostos ao nosso desejo? É neste momento que o poder do relaxamento mais se revela fundamental.

A melhor saída é a não-resistência, ou seja, deixar para trás aquele objetivo sem ter qualquer garantia se ele virá ou não a ser alcançado no futuro. Isto, entretanto, só é possível quando se tem a consciência de que a vida é um constante aprendizado.

Independente da experiência que ela coloque em nosso caminho, o mais útil é sempre indagarmos qual a lição que precisamos aprender. Se conseguirmos alcançar esta compreensão e relaxarmos na certeza de que tudo é exatamente como deve ser, a jornada certamente se tornará muito mais plena de significado.

Relaxar não é uma questão simples; é um dos mais complexos fenômenos, porque tudo aquilo que nos ensinaram foi tensão, ansiedade, angústia... Você terá que aprender - é uma ação negativa. É uma das coisas mais significantes a serem aprendidas. Sabemos fazer coisas; este é o modo positivo, agressivo, masculino.

Há outro enfoque, mais sutil, mais gracioso, mais feminino: estar em um estado de deixar-se levar, estar em um estado de rendição e permitir a existência fluir por você.
Significa permitir que as coisa aconteçam. Não faça nada, permita acontecer.
E este é o caminho do coração. - Osho

Compartilhe!

Posts Tendência

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo