Existem muitos bons livros sobre autoconhecimento, de forma que seria impossível falar sobre todos em somente um artigo.

Então separamos cinco livros, de autores e histórias diferentes, que tratam de assuntos que o ajudarão a entender melhor a arte de conhecer a si mesmo.

Conheça um pouco melhor cada um deles:

“A arte de amar” – Erich Fromm

Erich Fromm foi um psicanalista, filósofo e sociólogo alemão. No livro sobre autoconhecimento “A arte de amar”, ele explora as maneiras pelas quais o amor pode alterar o curso de nossas vidas, quando constituído de maturidade, autoconhecimento e coragem. O aprendizado do amor nesse nível exige tempo, prática e concentração. Em “A arte de amar”, Erich Fromm trata dos diferentes tipos de amor: o amor romântico, o amor dos pais pelos filhos, o amor entre irmãos, o amor por Deus e, sob a ótica do autoconhecimento, o amor próprio, que nos permite reconhecer e valorizar nossas próprias virtudes e qualidades.


“A náusea” – Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre foi um filósofo e escritor francês. Em “A náusea”, ele procura abordar de forma ficcional todos os princípios da escola filosófica do existencialismo, que trata da existência humana através de perguntas como “Quem somos?”, “O que fazemos?”, “Para onde vamos?” e “O que nos move?”. Segundo Jean-Paul Sartre e outros pensadores existencialistas, o ser humano é o grande responsável em responder às questões que dão significado a sua vida, para que você possa vivê-la plenamente; e as respostas para essas questões residem em nosso próprio interior e podem ser elucidadas através do autoconhecimento.


“Siddhartha” – Hermann Hesse

Hermann Hesse foi um dos grandes escritores alemães de todos os tempos, tendo vencido o Prêmio Nobel de Literatura em 1946, e “Siddhartha” foi talvez a maior de suas obras literárias, baseada numa viagem que ele mesmo fez à Índia e que mudou e ampliou profundamente sua espiritualidade. Neste livro sobre autoconhecimento, ele faz uma profunda reflexão da antiga busca interior do ser humano por sabedoria, e essa sabedoria interior é justamente o autoconhecimento.


“O ser quântico” – Danah Zohar

 Em “O ser quântico”, a cientista e escritora Danah Zohar propõe uma resposta aos antigos questionamentos da existência humana. Ela procura explicar, através de conceitos da física quântica, as relações entre corpo e mente, valorizando a criatividade e a liberdade de cada indivíduo. Neste livro sobre autoconhecimento, Danah Zohar propõe, através da psicologia quântica, a redefinição positiva da natureza do ser humano e de seus relacionamentos através do autoconhecimento.

“O poder do agora” – Eckhart Tolle

Eckhart Tolle é um escritor e palestrante alemão, e seu livro mais famoso é “O poder do agora”. Nesta obra ele associa e combina ensinamentos de várias religiões, como cristianismo, budismo, hinduísmo e taoísmo, elaborando um guia de autoconhecimento para a descoberta do nosso potencial interior. No livro sobre autoconhecimento “O poder do agora”, Eckhart Tolle nos mostra a importância de tomarmos consciência e refletirmos sobre nossos próprios pensamentos e emoções.